--> Treinamentos de musculação com 8 ou 10 repetições são os melhores para ganho de massa (MITO)
Não existe o melhor número de repetições para ganho de massa muscular, as repetições para ganho de massa variam de 6 a 15 repetições. Devemos entender que para conseguir aumentos significativos de massa muscular devemos variar o número de repetições, sempre gerando estímulos diferentes para a musculatura se desenvolver.
BOMPA e CONARCCHIA, STEVEN FLECK.
--> Os exercícios abdominais servem para perda de gordura (MITO)
Os exercícios abdominais servem para fortalecer a musculatura do abdômen. Para perder gordura é necessário uma dieta feita por nutricionista juntamente com um treino de musculação específico feito por um Personal Trainer.
--> Os músculos da região abdominal ajudam no equilíbrio corporal (VERDADE)
Os músculos da região abdominal exercem importantes influências no equilíbrio e manutenção da postura, tendo em vista suas atuações mecânicas nos membros inferiores, quadril e tronco.
NORKIN, C. C; LEVANGIE , P. K. Articulações: Estrutura e Funções.
--> Os exercícios executados assentados sobrecarrega mais a coluna (VERDADE)
Os exercícios realizados assentados podem aumentar em mais de duas vezes a compressão intervertebral, quando comparado ao mesmo movimento em posição "de pé".
CECIN, H. A. In: MOREIRA, C. e CARVALHO, M. A. Noções Práticas de Reumatologia.
--> Exercícios livres são melhor do que exercícios na máquina (MITO)
Existem divergências nas justificativas sobre vantagem e desvantagem dos exercícios livres em relação as máquinas. Algumas se baseiam no fato de que os exercícios livres treinam tanto os músculos alvos do movimento quanto os estabilizadores, já as máquinas facilitam em vários casos posturais durante os movimentos. Não existe o melhor e sim qual o objetivo para utilizar cada um deles.
ANDERSON, K.G; BEHN, D.G Maintenance of EMG Activity and Loss of Force Output with Instability.
--> Musculação dá estrias (VERDADE)
As estrias são causadas por rompimentos de fibras elásticas da pele, quando ela é esticada de maneira exagerada ou em um curto espaço de tempo. Na musculação quando a pessoa procura ganho de massa muscular em um curto espaço de tempo, o aumento do tamanho dos músculos estica a pele e pode causar estrias. Uma boa maneira de evitar isso é passar hidratante na pele duas vezes no dia.
Fonte: Revista O2-estilo de vida/09 www.O2porminuto.com.br
--> Sete dias por semana = Desempenho (MITO)
Para absorver os ganhos obtidos com os treinamentos, o corpo precisa de descanso. É por isso que na maioria das planilhas de treino possui no mínimo um dia de repouso, ou treino leve. Sem essa pausa o corpo não evolui.
Fonte: Revista O2-estilo de vida/09 www.O2porminuto.com.br
--> Beber água durante a corrida aumenta as chances de engasgar (VERDADE)
Mais ofegantes, naturalmente respiramos pela boca para aumentar a captação de oxigênio, tendo a probabilidade de inspirar pela boca, beber água ao mesmo tempo e, se não prestar atenção, engasgar. A principal indicação é diminuir o rítmo (ou até mesmo caminhar se sentir dificuldade ao se hidratar) durante uma prova, dando pequenos goles espaçadamente.
Fonte: Revista O2-estilo de vida09 www.O2porminuto.com.br
--> Beber nas refeições é ruim (VERDADE)
Os líquidos podem interferir no processo da digestão, dificultando a ação dos ácidos gástricos e ocasionando indigestão, gases e flatulências. É muito comum ouvir que o líquido junto à refeição "dá barriga". Na verdade o que acontece é que os alimentos são engolidos mais facilmente sem a necessidade da mastigação, e quanto mais mastigarmos os alimentos, mais fácil se torna a digestão e mais rapidamente nos sentimos saciados. Outro malefício é que o líquido diminui a produção da saliva liberada na mastigação, que possui uma enzima importante no processo digestivo.
Fonte: Revista O2-estilo de vida09 www.O2porminuto.com.br
--> Bebidas destiladas dão menos barriga que cerveja (MITO)
Bebidas fermentadas como a cerveja têm um teor alcoólico menor e são mais diuréticas. Geralmente são consumidas em maior quantidade do que as destiladas. O uso contínuo de cerveja leva a pessoa a ter mais vontade de ir ao banheiro. Depois ela volta e bebe tudo de novo. O consumo mais intenso leva ao acúmulo de gordura também na área abdominal, pois o álcool é altamente calórico, além de prejudicar o metabolismo dos outros nutrientes. Mas isso ocorre tanto com a ingestão de bebidas fermentadas, como a cerveja, quanto com o consumo excessivo de destilados, como o uísque.
Fonte: Revista O2-estilo de vida09 www.O2porminuto.com.br
--> Tem como transformar a gordura em músculos (MITO)
O que ocorre é que um vai embora enquanto o outro chega. A ilusão de transformação acontece devido a pouca mudançã do peso corporal observada na balança, quando se dimunui a gordura e aumenta o volume muscular.
Fonte: Ricco Romano (Personal Trainer).